domingo, 7 de agosto de 2011

ABMH DIVULGA RANKING DAS CONSTRUTORAS MAIS RECLAMADAS NO ESPIRITO SANTO

A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) divulgou a relação das construtoras mais reclamadas no Estado do Espírito Santo.  Para elaboração do ranking a ABMH considerou o número de reclamações recebidas na entidade no período de Julho de 2010 a Julho de 2011.

1.       MRV Engenharia
2.       PDG / Goldfarb
3.       Morar Construtora
4.       Construtora Rossi
5.       Construtora Tibério
6.       Construtora Littig
7.       Construtora Pádua
8.       D´angelo Incopar
9.       Lorenge
10.     Living Construtora


Empate técnico:
Construtora Épura
Construtora Habitar
Construtora Edificar
Destra Construtora
De Martin construtora
Decottignies Construtota
Argo Construtora
Construtora Vila Real
Viga Construtora
Uni Construtora
Signus Construtora
Construtora Marselha
Construtora Direcional

De acordo com o Dr. Thiago Brasil, Diretor da ABMH, as reclamações mais comuns são: Atraso na entrega das chaves; cobrança de taxas indevidas; propaganda enganosa, dificuldade para visitar a obra; erros de construção e recusa em devolver os valores devidos nos casos de rescisão ou desistência da compra.

Alerta o diretor, “as construtoras estão formando uma espécie de “cartel”, em outras palavras, estão padronizando os contratos abusivos, de modo a não oferecer ao pretenso comprador melhores opções”.

Veja o que o Dr. Valdenir Rodrigues, advogado da ABMH, fala a respeito dos contratos:

“Já analisamos os contratos de promessa e compra e venda de todas as empresas relacionadas e constatamos as seguintes irregularidades comuns: Cláusula de prorrogação de entrega do imóvel (prazo carência de 180 dias); Taxa de interveniência; Taxa de abertura de crédito; Cobrança de comissão de corretagem do comprador; Ausência de multas para a construtora em caso de atraso; Cláusula de arbitragem”.

Para Brasil, a referida classificação não mede o grau de idoneidade das empresas, já que nenhuma das construtoras pautam seus contratos no Código de Defesa do Consumidor.

E complementa: “Temos observado no Estado do Espírito Santo, que o volume de vendas de cada construtora é diretamente proporcional ao seu índice de reclamação. Infelizmente, a ABMH não pode aferir o grau de idoneidade das construtoras, vez que todas se valem de contratos abusivos”.

Confessa Rodrigues, que a ABMH na tentativa de orientar os consumidores desenvolveu um projeto de certificação das empresas por meio de um “Selo de respeito ao consumidor”, todavia, por conta da generalização dos contratos abusivos, infelizmente nenhuma construtora foi certificada no Espírito Santo.

ASSESSORIA JURÍDICA DA ABMH
A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) presta assessoria jurídica na aquisição da casa própria (análise contratual e documental, acompanhamento na assinatura do contrato junto à construtora, instituição financeira e na vistoria de recebimento das chaves).

GRUPO DE MORADORES
Para quem já assinou o contrato com cláusulas abusivas (cláusula de prorrogação de entrega do imóvel - prazo carência de 180 dias; Taxa de interveniência; Taxa de abertura de crédito; Cobrança de comissão de corretagem do comprador; Ausência de multas para a construtora em caso de atraso; Cláusula de arbitragem) a ABMH promove a defesa judicial, pleiteando indenizações materiais e morais.
Procure a ABMH e junte-se ao grupo de moradores do seu condomínio.

ABMH – Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação
“Na luta pelo financiamento justo e na defesa do consumidor”
Av. Champagnat, nº 583, sala 704, Praia da Costa, Vila Velha – ES
Disque-Consumidor: (27) 3062-5477  | E-mail: espiritosanto@abmh.com.br
www.abmh.com.br

Relação de construtoras: (MRV Engenharia; PDG / Goldfarb; Morar Construtora; Construtora Tibério; Construtora Rossi; Construtora Litting; D´angelo Incopar; Construtora Pádua;             Living Construtora; Lorenge; Construtora Épura; Construtora Habitar; Construtora Edificar; Destra Construtora; De Martin construtora; Decottignies Construtota; Argo Construtora; Construtora Vila Real; Viga Construtora; Uni Construtora; Signus Construtora; Construtora Marselha; Construtora Direcional).

Um comentário:

  1. Socorro! As construtoras do ES estão ficando ricas as nossas custas!

    Quem poderá nos socorrer?

    ResponderExcluir